Lá no trabalho temos uma pasta chamada “Mortes”. Para quem não é do meio, trata-se de um procedimento bastante comum nas redações. Nós, jornalistas, ávidos por histórias que despertem comoção nacional, costumamos manter um arquivo com pastas de pessoas que estão à beira de bater as botas. Morte dá audiência, muita audiência mesmo. E quem noticia primeiro, sempre se dá bem. Por isso, é fundamental estarmos preparados.
Nesse verdadeiro “cemitério” de informações sobre os próximos presuntinhos, biografias e mais biografias, fotos e outras informações que talvez sejam importantes quando a hora deles finalmente chegar. Enquanto ela não vem, nós, precavidos, nos colocamos a escrever sobre a trajetória desses que estão com o pé na cova.
Para que qualquer internação desses moribundos não desencadeie uma correria frenética no ambiente de trabalho, nada melhor do que ter cartas na manga. Uma dessas cartas caiu no meu colo ontem. Não sei se vocês sabem, mas Patrick Swayze, o astro de “Ghost – Do Outro Lado da Vida” e de “Dirty Dancing – Ritmo Quente” está internado com pneumonia e câncer no pâncreas. Dizem ainda que os tumores se espalharam e que agora o pulmão dele também foi afetado.
Deixar para amanhã o que podemos fazer hoje? De jeito nenhum. Vai que ele resolve morrer às 7h de um sábado, quando a redação está praticamente vazia. Então, me pus a escrever sobre a vida emocionante desse ator, sem qualquer dor no coração ou vestígio de sensibilidade, e ainda ganhei um elogio da editora depois.
Sinto como se tivesse matado o cara e ainda tivesse ganhado para isso. Mundinho cão...
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Steve Jobs pediu afastamento da direção da Apple pra cuidar de problemas de saúde. Rezam os rumores de que é o câncer voltando. Fikdik
sua pessoa sem coração! espero q ele se recupere e vc use seu texto daqui uns anos, né?
mas lembr qdo o julio sugeriu um obtuário da dercy? ela morreu no ano seguinte... hummmm ... bjo bel
huahuahuahuahu
Será que ateh na hora de ser MÁ...vc eh prática e providencial?? rsrsrs...Gostei muito da sua reflexão sobre a falta de coração de alguns profissionais.
Postar um comentário